Brasil em festa: 150 anos da chegada da SSVP
A cerimônia ocorreu na Catedral do Rio de Janeiro
O Brasil, maior nação vicentina do mundo, está em festa. Domingo passado, 7 de agosto, no Rio de Janeiro, centenas de confrades e consócias brasileiros celebraram uma data muito significativa: os 150 anos da fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo neste país, que é verdadeiramente “abençoado por Deus e bonito por natureza”, como diz uma música local.
O 16º Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira, e o Vice-presidente Territorial Internacional para a América do Sul (América 3), confrade Júlio César Marques de Lima, ambos brasileiros, representaram o Conselho Geral nas comemorações. O evento foi conduzido pelo confrade Márcio José da Silva, presidente do Conselho Nacional do Brasil.
A SSVP chegou ao Brasil em 4 de agosto de 1872, com a fundação da Conferência São José, pelas mãos de três grandes homens: Pedro Jobim, Antônio de Sá e Francisco Coutinho (conhecido como “Conde de Aljezur”, que foi também cofundador da SSVP em Portugal). De lá pra cá, a SSVP cresceu, floresceu e alcançou todos os lugares, sendo muito respeitada pelos poderes públicos e com grande apoio da Santa Igreja. E quis a Providência Divina que, nesta celebração dos 150 anos, o Presidente-geral fosse brasileiro.
A consócia Anna Lopes Guarilha, atual presidente da Conferência São José, destacou a caminhada do grupo nesses 150 anos. Foi lida a ata de fundação da Conferência e apresentada a “Carta de Agregação” (original) da referida Conferência, o que foi motivo de um grande aplauso. O Conselho Nacional aproveitou a ocasião e lançou uma medalha comemorativa, alusiva aos 150 anos (uma delas ficará na sede do Conselho Geral em Paris).
Em seu discurso, o confrade Renato Lima enalteceu as qualidades da SSVP brasileira, não somente pelas estatísticas impressionantes (15.000 Conferências e 150.000 membros), mas especialmente sobre a qualidade dos serviços prestados aos irmãos necessitados. O confrade Renato surpreendeu a todos, ao trazer, pessoalmente, uma bênção especial do Papa Francisco para todos os vicentinos do Brasil.
“A SSVP no Brasil conta com confrades e consócias extremamente generosos, comprometidos e abnegados, que fazem de tudo em nome dos mais carentes. A coragem, a fé e a resiliência dos vicentinos brasileiros é algo invejável, assim como a paixão com que zelam pela Sociedade e o amor que têm pelos necessitados”, externou o Presidente Renato.
Logo depois, foi celebrada a Santa Missa em ação de graças pelos 150 anos da SSVP no Brasil, presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que contou com a presença de diversos outros sacerdotes. Na homilia, Dom Tempesta relacionou a fé com a caridade, referindo-se a São Vicente de Paulo e ao beato Ozanam. Tudo foi transmitido ao vivo pela Ozanam TV e contou com a cobertura do jornal “Testemunho de Fé” da Arquidiocese do Rio.