Belo Horizonte sedia VII Assembleia Nacional da JMV Brasil
De 26 a 29 de maio de 2016 representantes da Juventude Mariana Vicentina de todo o Brasil reuniram-se em Belo Horizonte-MG para a VII Assembleia Nacional da associação. Foram mais de 40 participantes, incluindo assessores religiosos, leigos e convidados da Família Vicentina.
A assembleia, que acontece a cada 04 anos, é momento de eleição do novo conselho nacional da associação. O conselho eleito tem representação das 06 províncias: Silvana Nascimento – RJ e Catarina Érika – FORTALEZA (presidente e vice), Rodrigo Milton – BH e Alef Pierry – RECIFE (secretário e vice), Luiz Andretta – CURITIBA e Jéssica dos Santos – AMAZÔNIA (tesoureiro e vice). Também houve o anúncio dos assessores nacionais: Padre diretor Denilson Matias e irmã assessora Rizomar Bonfim Figueiredo.
A assembleia contou com palestras e momentos significativos de formação para a JMV, como o Painel da Família Vicentina, com a presença de 08 ramos da Famvin. O tema central da Assembleia foi: “Felizes os misericordiosos – JMV Brasil: discípulos de Cristo de uma igreja missionária.
Entre os assuntos marcantes da VII Assembleia Nacional da JMV Brasil esteve a reflexão do documento final da VI Assembleia Nacional. O resultado da sondagem dos tópicos do documento foi que nos falta prática missionária. Menos de 15% dos jovens declarou ter feito missão nos últimos 04 anos. Por isso este será o foco do plano de ação para os próximos 04 anos.
Ação positiva e celebrada pela associação em todo o país foi a participação voluntária da Ozanam TV, da Sociedade São Vicente de Paulo, que possui plataforma de transmissão ao vivo, e transmitiu os principais eventos da assembleia.
Outra novidade anunciada foi a criação de uma rede de assessoria nacional, liderada pelos assessores Irmã Rizomar e padre Denilson, com encontros formativos a cada 02 anos.
Animados pelo Espírito Santo e cheios de entusiasmo e amor pelo carisma Vicentino, os jovens saíram da assembleia renovados para a missão e propagação da associação em todo o país, sem deixar o trabalho prioritário em comum com a Família Vicentina do Brasil.