Assinatura do acordo de colaboração com o MISEVI e reconhecimento ao trabalho da “Ajuda à Igreja que Sofre”
No sábado, 11 de setembro, o Conselho Geral Internacional entregou a medalha “Caridade na Esperança” à Pontifícia Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” (ACN por sua sigla em inglês). Este reconhecomento tem como objetivo estreitar laços com personalidades e / ou entidades que mantêm objetivos e projetos comuns, reconhecendo suas relevantes atividades de caridade e seu exemplo de serviço.
Nesta edição de 2021, a ACN foi reconhecida por sua notável carreira de caridade e seu grande trabalho humanitário a serviço da Igreja Católica, principalmente nas comunidades mais necessitadas, discriminadas ou perseguidas em todo o mundo por meio de mais de 5.000 projetos pastorais e emergências humanitárias em 140 países. Quem recebeu a Medalha Caridade na Esperança foi Antonio Sainz de Vicuña y Barroso, Presidente da ACN na Espanha, em nome da ACN International.
Nas edições anteriores, foi reconhecido o grande trabalho do Rotary International Club (2018), o Movimento Escoteiro (2019) e o Serviço Jesuíta para Refugiados (2020).
No último domingo, 12 de setembro, a SSVP assinou um acordo de cooperação com o MISEVI (Missionários Seculares Vicentinos), representado por seu presidente internacional, Ribel Elias. O acordo reflete o objetivo de “promover o trabalho da missão da Família Vicentina, que é assistir as necessidades de quem vive na pobreza.”
MISEVI se concentra em servir o avanço humano e espiritual das pessoas, a luta contra pobreza e engajamento ativo. Está presente em 13 países, desenvolvendo projetos focados principalmente para a infância e família, formação e promoção, saúde e espaços de participação social e articula redes de apoio para a realização de sua obra missionária.
Desde 2016, o Conselho Geral Internacional assinou dois outros acordos de colaboração com diferentes entidades da Família Vicentina: os Religiosos de São Vicente (RSV) e o Centro Internacional Formação Vicentina (CIF). Esses contratos seguem o objetivo de cumprir o ponto 5 do Plano Estratégico CGI que visa “colaboração permanente e próxima” com a Família Vicentina.
O Presidente Geral Internacional afirmou que “o acordo com a MISEVI será muito interessante para ambas as partes. A SSVP pode aprender muito sobre sua ação missionária e assim fortalecer aqueles territórios nos quais precisamos desenvolver nossa presença ou no qual ainda não estamos ”. Em relação à entrega da Medalha, destacou “O trabalho humanitário e evangelizador que a ACN desenvolve no mundo”, e sublinhou que “todo reconhecimento público é insuficiente dado o grande trabalho que realizam frente aos mais vulneráveis ”,“ um exemplo fantástico a seguir pela SSVP e por toda a Família Vicentina ”.