As Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Caridade
A Organização das Nações Unidas (ONU) designou o dia 5 de setembro como o DIA INTERNACIONAL DA CARIDADE.
Para a ONU, a caridade é o principal motor de uma sociedade mais inclusiva e resiliente, com o objetivo de aliviar os piores efeitos das crises humanitárias e da pobreza material.
A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012, através da Resolução 67/105. Ao estabelecer esta data, a Assembleia Geral sublinhou que a pobreza é uma ameaça concreta à paz. A ONU pretende chamar a atenção para a necessidade de erradicar a pobreza material através da concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo a erradicação da pobreza o primeiro deles.
Com este dia, a ONU pretende também reconhecer o papel crucial do sector privado, da sociedade civil, do voluntariado, das ONG e das iniciativas filantrópicas, uma vez que contribuem ativamente para criar um ambiente propício à redução da pobreza em todo o mundo.
Para além disso, a ONU pretende aumentar a visibilidade das instituições de solidariedade social e aumentar a mobilização da sociedade civil para ajudar os necessitados através do trabalho voluntário e generoso de milhões de pessoas. Isso inclui a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e todos os outros ramos da Família Vicentina ao redor do mundo, cujos voluntários são altruístas e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e fraterno.
Nosso modelo, São Vicente de Paulo, foi nomeado em 1885 pelo Papa Leão XIII “patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica” e hoje, continua sendo uma das grandes referências no campo da caridade para toda a humanidade. Recordamos que esta nomeação surgiu de um pedido das Conferências de S. Vicente de Paulo, na França, para que ele fosse nomeado patrono das obras de caridade do território francês, o que aconteceu em 1883, coincidindo com o cinquentenário das Conferências. Um ano mais tarde, em 1884, foi também declarado pelo Papa patrono de todas as dioceses da Irlanda.
A inspiração da ONU para escolher o dia 5 de setembro como Dia Internacional da Caridade está ligada ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, em 5 de setembro de 1997. Ela foi canonizada pelo Papa Francisco em setembro de 2016.
Departamento das Nações Unidas
Conselho Geral Internacional