As Férias Escolares e a CCA
Cfr. Júlio César Marques de Lima*
Na edição de fevereiro de 2012 da Revista Vicentina Adoremos apresentamos os motivos porque uma Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) não deve paralisar suas atividades durante as férias escolares. Essa é uma dúvida que muitos Orientadores apresentam, principalmente os mais novos nesta função.
Mas nestes tempos de férias de verão, o que fazer para dinamizar as atividades da CCA? Trata-se de um período de certa forma conturbado na vida da conferência, devido às ausências que naturalmente ocorrem devido às viagens de férias, passeios programados pelos pais, etc. Como fazer para motivar as crianças e adolescentes a manter o ritmo das atividades da conferência com tantas opções de lazer a despertar o interesse das mesmas?
Primeiramente vale lembrar a recomendação do Manual de Orientação para as Conferências de Crianças e Adolescentes, editado pelo Conselho Nacional do Brasil, quanto à importância do planejamento de atividades extra-reunião da CCA. O artigo 25 do referido Manual relaciona algumas atividades extra-reuniao que podem ser realizadas, de acordo com a conveniência do Orientador e os interesses dos jovens membros da CCA. Dentre essas sugestões, destaco duas que podem ser bem interessantes para o período de férias escolares: a realização de passeios e a prática de esportes.
Para programar atividades esportivas, o Orientador deve ouvir os jovens e procurar saber o interesse dos mesmos com relação ao assusto. Assim, pode ser programado um encontro em horário específico, devidamente autorizado pelos pais, para a prática do esporte escolhido (futebol, voleibol, basquete, etc.). De comum acordo com os jovens o Orientador deve buscar o espaço adequado para a realização dessas atividades.
Quanto à realização de passeios, é recomendável que o Orientador selecione algumas opções e apresente aos jovens. A autorização dos pais para a participação é obrigatória. Vale a pena mapear as possibilidades na cidade/região em que a CCA funciona e identificar boas opções de entretenimento que podem ser realizadas em grupo. No período de férias sempre existem programações que podem ser exploradas. Seguem algumas dicas: 1 – Visitas a museus da cidade; 2 – Passeios em parques públicos; 3 – Ida ao cinema para assistir algum filme de interesse dos jovens; 4- Ida ao teatro ou a concertos de música; 5 – Etc.
Para a realização das atividades extra-reunião a questão econômica também deve ser considerada, já que certamente algum gasto será necessário. Neste caso é importante também envolver os jovens e saber se algum deles tem os recursos para participação na atividade. Ouvir os pais e pedir apoio para pagamento dessas despesas também é outra saída. E por fim, algum recurso do caixa da CCA pode ser utilizado ou pode-se buscar ajuda financeira de outra conferência ou do Conselho Particular.
Finalmente, independente das baixas na frequência devido às viagens de férias, o importante é manter a CCA em atividade, realizando as reuniões semanais e visitas aos assistidos. Porém, a programação de atividades extra-reunião neste período de férias escolares pode ajudar a manter aceso o interesse dos jovens nas atividades vicentinas num período em que os mesmos têm à disposição inúmeras opções de lazer.
Muito bom! Parabéns!