As cinco virtudes de São Vicente de Paulo
Em setembro, a Igreja Católica comemora o dia de São Vicente de Paulo, patrono da nossa Sociedade de São Vicente de Paulo.
O Padre entendia que o pobre era a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo desfigurado a quem devemos seguir. Por isso, começou a atuar em favor dos pobres e oprimidos, levando a Igreja até aqueles que precisavam da Palavra de Deus.
Para servir na caridade, Vicente de Paulo deixou também como legado as suas cinco virtudes, colhidas do Evangelho de Jesus Cristo. São nelas em que a Espiritualidade Vicentina se baseia.
As cinco virtudes da Espiritualidade Vicentina e o Terço das Virtudes
As cinco virtudes, conforme o próprio Vicente de Paulo são: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico. Estas são as posturas que aquele que ingressa na Espiritualidade Vicentina deve tomar para si. Assistir o pobre requer total atenção às virtudes de São Vicente, pois assim é mostrado um autêntico amor e respeito aos menos favorecidos. O terço das Virtudes de São Vicente de Paulo explica muito bem cada uma das virtudes. Este é um momento essencial para aqueles que vivem na espiritualidade vicentina:
Simplicidade: Para São Vicente a simplicidade educa-nos na capacidade de desenvolver os valores da verdade, da sinceridade e da transparência. Por esta virtude somos chamados a ser simples.
Humildade: A humildade, definida do São Vicente, é a virtude que é essencial a missão vicentina. É aquela que torna capaz de reconhecer e admitir nossas fraquezas e limitações, confiando, desta forma, mais em Deus. É a virtude que permite aos pobres aproximar-se de nós. É a virtude que nos ajuda a ver que todos somos iguais aos olhos de Deus
Mansidão: São Vicente dizia que a mansidão se entende como a força, a virtude que permite a pessoa a moderar, razoavelmente, sua ira e indignação. É a virtude que ajuda a construir a confiança de uns nos outros, porque, quando somos amáveis, os que são tímidos se abrirão em relação a nós. “Não há pessoas mais constantes e firmes no bem que aquelas que são mansos e pacíficos” (SV XI, 752).
Mortificação: Esta é a virtude que nos pede para que entreguemos ao trabalho vicentino. Devemos nos entregar aos Pobres. Com a mortificação conhecemos o altruísmo.
Zelo Apostólico: Pode ser identificado como a paixão pela humanidade. É a paixão de Jesus pela humanidade e, em especial, pelo Pobre. O zelo é a virtude missionária, pois expressa a vontade de evangelizar independente das circunstâncias.
Essas virtudes, rezadas também no Terço das Virtudes (cada uma sendo um mistério) nos ajudam a estar cada vez mais fortes e presentes na estrada da Espiritualidade Vicentina. Seguir as Virtudes de São Vicente é seguir Jesus Cristo na esperança de ser o diferencial para aqueles que mais precisam.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1010, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI