[Artigo] Uma Sociedade pelos Pobres
Toda ação ou obra começa por iniciativa de alguém. É preciso que uma pessoa tenha coragem para tornar concreto o que se sonha. O impulso inicial é fundamental. Alguém precisa começar e não ter medo dos desafios que encontrará.
O jovem beato Antônio Frederico Ozanam foi um dos responsáveis pela fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e precisou coragem para responder com autenticidade a pergunta: “E vós católicos, onde estão vossas ações? ”. O impulso de criar as conferências de caridade para discutirem sobre justiça social e ajudar os pobres foi fundamental para inserir na associação de leigos o espírito de inquieto de fazer o bem, traduzida na tão conhecida frase “meu desejo é reunir o mundo em uma grande rede de caridade”.
Desde o início da SSVP a caridade organizada foi inspirada no carisma de São Vicente de Paulo. De fato, para que exista unidade entre as ações dos vicentinos a fidelidade a Jesus, o amor pelos pobres e obediência a regra da SSVP faz-se fundamental.
Neste contexto, no final de 2018, o Conselho Nacional do Brasil da SSVP apresentou aos vicentinos o planejamento estratégico da Sociedade, destacando a missão, visão, valores e estrutura hierárquica invertida.
O planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento. Isto é importante principalmente para guiar o futuro da SSVP.
O presidente nacional da SSVP no Brasil, confrade Cristina Reis, sobre a inversão da pirâmide da SSVP destaca: “Simbolicamente, a inversão, a ponta para baixo com a base para cima, é uma tentativa de mostrar a preocupação do Conselho Nacional do Brasil em dar sentido a hierarquia como instância de serviço, escalões superiores a serviço da base e principalmente, a serviço dos membros e das Conferências que são “célula Mater da Sociedade de São Vicente de Paulo”. A inversão da pirâmide, na questão da escala superior, é a compreensão qe todos estão a serviço daqueles que mais necessitam; e nós, como vicentinos, estamos a serviço dos nossos “Mestres e Senhores”.
Conheça parte do planejamento estratégico da SSVP no Brasil.
Missão
Ser uma rede de amigos, buscando a santificação por meio do serviço ao necessitado com respeito, amor, alegria e em defesa da justiça social.
Visão
Ser reconhecida como uma organização nacional que promove a dignidade integral dos mais necessitados.
Valores
Caridade, Empatia, Simplicidade, Justiça, Espiritualidade.
Por Gustavo Correia | Departamento de Comunicação/CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, Junho.
FAÇA SUA ASSINATURA ou ligue (31) 3349.1700