[ARTIGO] Realizando sonhos
Dentre as várias tarefas que envolviam a Gincana realizada pela Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CJMBH) neste ano, em especial, a que nos enche de entusiasmo é justamente a que envolve os projetos sociais. É a que envolve sonhos e as realizações. Vou contar a vocês uma pequena parte de todo este “rolê”.
Na área pertencente ao Conselho Central Todos os Santos (CCTS), numa Conferência protagonizada por jovens, cujo nome é Nossa Senhora Arca da Aliança, vinculada ao Conselho Particular Santa Rita de Cássia, uma família necessita de um cuidado maior.
Uma senhora cria os netos e vive numa pequena casa que foi de outras gerações da família. Uma casinha bem antiga. Nada é novo. As paredes, o teto, tampouco os fios de energia. Essa senhora não tem renda fixa, mas as contas e boletos não compreendem isso, não é mesmo?! A maior parte de seu dinheiro é destinada às contas de água e luz. A Conferência ajuda, no que pode em relação às necessidades da família. Não basta! É necessário algo que mude a realidade dessa família.
A senhora, há tempos atrás, comprou os fios para que fossem trocados (era um sonho), mas esses não se trocavam sozinhos e a mão de obra não cabia no orçamento. Justamente na mesma época, ocorria a tarefa da gincana de escrever um projeto social. A galerinha da Conferência decidiu escrever sobre essa “troca de fiação” (ainda que não entrasse no critério do CNB) e sensibilizou o confrade Vanderson Tiago, jovem atuante no Conselho Central Santa Luzia, que trabalha e tem experiência com fiações, conhece sobre eletricidade. Inclusive ao avaliar o local, constatou que havia grande risco de incêndio e/ou acidentes.
Quer mais motivos? Não precisa. Esses são suficientes. E adivinhem só? Toda a fiação foi trocada e hoje, a intenção é que ela seja promovida. Há muitos sonhos que nos parecem simples, mas não se enganem. Cada um carrega consigo uma história recheada de alegrias, frustrações, anseios e sonhos! E se nos é possível realizá-los, porque não ajudar?
Por consócia Ana Alice França (Comissão de Jovens do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, ed. 1044, Outubro/2019