[Artigo] O que é a Missa das Cinco Intenções?
A Missa das Cinco Intenções é uma excelente ocasião para a divulgação das atividades dos Vicentinos e das Conferências. Deve ser planejada com antecedência, comunicando com o Padre da paróquia e lhe explicar os motivos que estão comemorando. O padre autorizará determinado procedimento para a divulgação das atividades da conferência. Pode-se usar a criatividade, contanto sem sair do foco da liturgia do dia. A missa deve ser feita na oitava da data de fundação da Conferência.
Temos no artigo 68 da Regra da SSVP: “Os membros das Conferências devem participar, anualmente, da Celebração Eucarística denominada “Missa das Cinco Intenções”, de preferência na data do aniversário de criação (…)”.
A tradição de celebrar a Missa das Cinco Intenções iniciou no ano de 1870, em uma carta do dia 30 de abril de 1911, o confrade Paulo Calon, presidente internacional da SSVP, da época dizia que as tropas italianas que dominavam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República. Na França, Napoleão III foi deposto.
Ao decorrer desta situação, um francês que era presidente de uma Conferência conseguiu do bispo a aprovação para realizar a Celebração diária da Santa Missa sucessivamente em cada Matriz da Santa Diocese, nas intenções da Igreja, do Soberano Pontífice, da França e da Sociedade de São Vicente de Paulo. Assim sendo, quatro intenções no início.
Relata ainda o confrade Paulo Calon que quando a paz reinou na Europa, a ideia da Santa Missa continuou sendo considerada pelo Conselho Geral Internacional da SSVP. Ficou decidido que cada Conferência da França, como do estrangeiro, deveria participar da Santa Missa.
No Brasil, além de se prezar pela pátria local, a Santa Missa obteve mais uma intenção, que foi é de recordar os falecidos vicentinos.
Ficou assim:
1º) Dos falecidos da SSVP
2º) Da Santa Igreja Católica
3º) Do Santo Padre o Papa
4º) Da SSVP.
5º) Do Brasil.
Sugestões para Celebração da Santa Missa:
1º) Conversar com o vigário paroquial com antecedência de pelo menos cinco semanas: explicar-lhes o que essa Missa significa, quais as cinco intenções e importância que representam para a Conferência;
2º) Outra finalidade importante e objetiva é divulgar a Conferência Vicentina e convidar a comunidade paroquial para conhecer e colaborar com as campanhas e doações. Elaborar um breve folheto com essa intenção para distribuir no final da Missa;
3º) De comum acordo do Celebrante e equipe de liturgia. Pode ser apresentada a Carta de Agregação e alguns símbolos da Sociedade durante o ofertório;
4º) Fazer o convite da Santa Missa das Cinco Intenções, para as conferências e Conselhos e a comunidade em geral.
Por Mariane Magalhães |Departamento de Comunicação SSVP CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, Julho.
FAÇA SUA ASSINATURA ou ligue (31) 3349.1700