Apelo pela paz na Ucrânia
O Conselho Geral Internacional, representando a Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, em conjunto com outras 20 entidades e ONGs parceiras em Genebra, assinou uma declaração conjunta pela paz, dentro da 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos. Segue, abaixo, o texto:
Senhora Alta Comissária, falo em nome de 20 ONGs para expressar a nossa extrema consternação com a ação militar que acontece atualmente na Ucrânia. Queremos fazer eco ao seu apelo de 24 de fevereiro, que pede a cessação imediata dos ataques, pondo em perigo inúmeras vidas civis.
Trazemos a esta sala a voz das vítimas indefesas do conflito, cujos direitos humanos estão sendo violados.
Queremos recordar a Declaração sobre o Direito à Paz de 2016 que afirma que “Toda pessoa tem o direito de gozar de paz de tal forma que os direitos humanos sejam promovidos, protegidos e desenvolvidos”.
Acreditamos que um processo de desarmamento é necessário para garantir a paz. Todos os países envolvidos na construção da segurança da Europa devem comprometer-se a reduzir suas armas nucleares estratégicas e não ter armazenadas neste continente. Além disso, o tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares deve ser assinado e aplicado por todos os Estados.
Apelamos à ONU, à comunidade internacional e a todas às partes para que se esforcem para acabar com os combates na Ucrânia, aplicando o direito internacional e encontrando uma solução para o conflito com base no princípio da resolução pacífica de controvérsias.
“A guerra é uma “praga”… É uma aventura sem volta que compromete o presente da humanidade e ameaça seu futuro… A guerra é sempre uma derrota para a humanidade”.
Ninguém tem o direito de fazer uma guerra, mas todos temos o dever de construir a paz.
Obrigado!