A SSVP parabeniza a reeleição de dois grandes líderes da Família Vicentina
Bertin Sanon e Tomaz Mavric iniciam novo período de seis anos
O Conselho Geral Internacional, em nome de toda a Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), felicita a Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV) e a Congregação da Missão (CM) pela reeleição de seus superiores-gerais, ocorrida recentemente durante as assembleias gerais das duas instituições.
O padre Bertin Sanon nasceu em 1968, na cidade de Bobo-Dioulasso, em Burkina Fasso. Foi ordenado sacerdote em 1998. Ele já serviu, como sacerdote, na Costa do Marfim e na Burkina Fasso. Em maio de 2014, ele foi eleito 13º Superior Geral da Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo (fundada em 1845 por Jean-Léon Le Prevost) e desde dia 8 de maio de 2022, o padre Bertin foi reeleito para um novo mandato de seis anos. Toda a família dele reside na Burkina Fasso.
O padre Tomaz Mavric nasceu em 1959, em Buenos Aires, filho de pais eslovenos que haviam migrado para a Argentina, fugindo do avanço comunista no Leste Europeu. Foi ordenado sacerdote em 1983. Serviu no Canadá, Eslovênia, Irlanda, Eslováquia e Ucrânia, em diversas funções e destacados serviços. Em 5 de julho de 2016, foi eleito 25º Superior Geral da Congregação da Missão (fundada por São Vicente de Paulo em 1625), e agora, em 2 de julho de 2022, seu mandato foi renovado por mais seis anos. Tem quatro irmãos e sua mãe reside em Bariloche.
“Pedimos ao Divino Espírito Santo que cumule de bênçãos a esses dois grandes líderes católicos,Tomaz e Bertin, nessa segunda fase de seus mandatos. A reeleição de líderes mundiais, dos diversos ramos da Família Vicentina, está prevista nos estatutos dessas entidades e, além disso, é uma tradição vicentina bem aceita por todos”, externou o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional da SSVP.