A fé e a Adoração ao Santíssimo
A adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento na Catedral da Boa Viagem, em Belo Horizonte, é um momento que reúne milhares de fiéis católicos ao longo do ano. Desde o dia 31 de outubro de 1937, ano em que começou a Adoração Perpétua ao Santíssimo, todos os fiéis passaram a dedicar, pelo menos, uma hora do seu dia para realizar as orações e reflexões diante da Eucaristia.
Tudo teve início com o padre Pedro Julião Eymard, em 1856 (data em que o sacerdote francês fundou a Congregação do Santíssimo Sacramento). Com a chegada dos sacramentinos em Belo Horizonte, em 1937, a Adoração Perpétua na Catedral da Boa Viagem foi ganhando forma e, desde então, é uma hora santa para todos os fiéis.
No ano de 2015, a Adoração completou 78 anos no Santuário Arquidiocesano – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Na Adoração Perpétua, o Santíssimo Sacramento permanece exposto por 24h e a sua adoração é realizada, principalmente, por leigos e leigas”. Hoje, de acordo com dados da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, existem mais de 60 grupos de adoradores no Santuário Arquidiocesano, no qual há um revezamento de Adoração durante o dia e também durante a noite, nunca deixando o Santíssimo sozinho. Na Catedral também acontece as Horas Santas, que são horários programados para orações diárias entre as missas.
Ainda de acordo com a Paróquia, a Adoração Perpétua atrai centenas de fiéis de outras paróquias e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Grandes grupos como a Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento, os Vicentinos e os Movimentos marianos também estão sempre presentes nesta atividade.
Milhares de horas adorando o Santíssimo
A Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento é um importante capítulo da história da Igreja Católica no Brasil. Milhares de leigos e leigas ajoelham em frente ao Santíssimo durante todo o ano na Catedral da Boa Viagem. São cerca de 5 mil adoradores cadastrados, segundo a Paróquia.
A Adoração Perpétua acontece desde 31 de outubro de 1937. Em outubro de 2015, ela completou 78 anos, ou seja, 683.280 horas corridas de Adoração. De acordo com os números da paróquia, a média é de 25 fiéis, 24 horas por dia, o que gera mais de 16 milhões de horas de fé.
Os número não param de ampliar. A cada dia, mês ou ano o número de adoradores cresce e o Santíssimo, a cada dia, se sente mais protegido pela fé daqueles que a professam ajoelhados em frente ao Senhor.
Os Vicentinos e a sua contribuição na Adoração Perpétua
O Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua tem um lugar especial no coração de cada Vicentino pertencente ao Conselho Metropolitano de Belo Horizonte. Isso acontece desde 1937.
Desde a sua fundação, os Vicentinos foram convidados pelos Sacramentinos a também fazer parte desse momento.
Mensalmente, os Conselhos Centrais e Assessorias do CMBH se reúnem neste espaço sagrado para adorarem e ajoelharam perante Jesus Eucarístico. As adorações acontecem no primeiro domingo de cada mês.
“Todos os primeiros domingos é uma festa maravilhosa dos Vicentinos. São centenas de pessoas enchendo os corredores da catedral para rezar e adorar. Cada Conselho faz uma festa diferente. É lindo”, afirma a consócia Marileide Araújo, participante ativa da Adoração ao Santíssimo.
Este é mais um importante momento para que todos os vicentinos possam revigorar a sua fé e o seu carisma, a fim de fortalecer os seu trabalho em prol dos mais necessitados. Para consultar o calendário de 2016 da Hora Santa dos Vicentinos, CLIQUE AQUI.
Mais informações sobre a Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Catedral da Boa Viagem, ligue para: (31) 3222.2361. A Catedral fica situada na Rua Sergipe, nº 175, Funcionários – Belo Horizonte/MG.
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1003, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI