A educação é uma porta para a esperança
O Projeto de Apoio à Educação da SSVP em Gâmbia muda a vida de muitas crianças e adolescentes que precisam ser acreditados, investidos neles.
Neste pequeno país, com uma população de menos de dois milhões, a SSVP tem conseguido realizar projetos de caridade com a ajuda da CIAD (Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento da SSVP) e da SSVP Irlanda. Esses projetos são: cultivo de arroz, barcos de pesca, semeadura com trator, decorticação do arroz, cultivo de hortaliças, programa de auxílio ao aluguel de moradia e apoio à educação.
No desempenho do seu trabalho, os vicentinos têm o privilégio de serem reconhecidos pelo chefe de Estado da Gâmbia e pelo Bispado da Diocese Católica de Banjul, que sempre lhes oferece a possibilidade de participarem na entrega ou distribuição de donativos de diferentes bens materiais em todo o país.
A SSVP na Gâmbia está bem ciente da importância de oferecer meios à população sem-teto, sem qualquer tipo de formação ou emprego e acredita firmemente que para os tirar desta realidade é necessário investir neles. Os vicentinos da Gâmbia têm bons exemplos de como a oportunidade de treinamento foi benéfica para muitos. Seu atual gerente de projeto, o confrade David MS Gómez, já foi beneficiário da SSVP. Agora é professor de profissão e diretor de várias escolas. Quem sabe qual seria o seu futuro se não tivesse o apoio da SSVP? Ele é um exemplo de como o financiamento pode afetar a educação. Os inúmeros alunos que passaram pelas instituições que dirige, e que o conhecem pelo apelido de “Sr. Disciplina ”, fazer do testemunho de vida deste homem um verdadeiro orgulho para a SSVP.
Temos outros exemplos de alunos, que pertencem a este projeto educacional da SSVP Gâmbia, e que continuaram seus estudos na Europa, China e EUA. Também comentam a conquista de Marie Adams Njie, que trabalha com a ONU na Gâmbia, e quem é outra beneficiária deste projeto educacional. Além disso, atualmente, três alunos estão estudando Direito na Universidade da Gâmbia, outros dois estão fazendo medicina e vários outros alunos estão se formando nas áreas de finanças, marketing, arquitetura, para citar apenas alguns exemplos.
Passamos agora ao caso de Marcel Chipaapa Jarju, o caçula de cinco irmãos, que é mais um exemplo de como uma vida pode mudar por meio dos estudos. Seu tio pediu ao pai que o deixasse vir para a fazenda e para a escola da SSVP e assim continuar seus estudos. No início, o pai relutou, comentando que Chipaapa não costumava aproveitar o tempo na escola e que possivelmente desperdiçariam dinheiro. Hoje ele completou seus estudos, projeta casas e tem um emprego e um carro.
A SSVP da Gâmbia tem o orgulho de poder influenciar a vida dessas pessoas que foram classificadas como “pobres” academicamente as quais ninguém davam uma oportunidade.
Além disso, os vicentinos estão forçando uma mudança positiva no processo educacional. O número de alunos por eles patrocinados contribuiu para o aumento da taxa de admissão nas escolas, o que também levou à necessidade de aumentar o corpo docente nas escolas e de criar salas de aula adicionais e novas instalações para os alunos.
Pode-se dizer que através deste programa de apadrinhamento educacional a SSVP Gâmbia formou pessoas que hoje ocupam cargos de responsabilidade em diferentes instituições, mas, acima de tudo, “deu esperança a quem trilhou o caminho do fracasso”.
Fonte: SSVPGLOBAL