50ª Romaria dos Vicentinos ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade
O frio intenso, na manhã de ontem (01/08), não desanimou os vicentinos presentes na 50ª Romaria Vicentina ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, foi um momento forte de espiritualidade.
Devido a pandemia que ainda vivemos, a presença foi limitada, mesmo assim aqueles que tiveram o privilégio de estar presente viver um momento de agradecimento a Deus pelas graças alcançadas neste ano tão difícil e clamar pelo fim da pandemia que assola tantos mestres e senhores.
A Via-Sacra abriu a edição deste ano, relembrando os passos de Jesus na Paixão, Morte e Ressurreição. As 15 estações foram feitas no percurso menor no alto da Serra, conduzidas pelo então diácono Henrique Zanola e os jovens do Conselho Metropolitano, fazendo menção a tudo que a pandemia do codiv.19 trouxe para o mundo, em especial ao povo brasileiro.
A Santa Missa foi presidida pelo Padre Felipe Carvalho de Macêdo, que na homilia destacou sua alegria em participar deste momento com os vicentinos na Casa da Padroeira de Minas, lembrando de cada Conselho, cada conferência e principalmente cada vicentino que não pôde estar ali para viver o momento.
“No evangelho Jesus disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” e vocês vicentinos são chamados a atualizar esse pão da vida todos os dias na vida dos assistidos. Jesus fez o que vocês são cotidianamente são chamados a fazer, levar esse pão da vida que vai além do alimento material, as pessoa não só tem necessidade de cesta básica, de agasalhos, elas tem também necessidade de Deus. “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna” esse é o primeiro chamado dos vicentinos e assim fazer de verdade o que inspirou o Bem Aventurado Frederico Ozanam, seguindo o exemplo de São Vicente de Paulo” disse o padre Felipe em sua homília.
O confrade Wellington Corrêa, presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, falou da sua alegria e gratidão pela realização da 50º Romaria e também pelo trabalho por ele realizado estando a frente do Conselho. Fez também o acolhimento da nova presidente eleita, Neusa Gomes que estava presente. Agradeceu também a presença da Consócia Maria Geralda, a Ada. “É uma alegria poder estar aqui e viver esse momento importante para SSVP”, lembrando das orações feitas durante a via sacra, que mesmo com o frio tão intenso “não nos impediu de fazer essa peregrinação, renovando em nós esse ardor e a esperança de ajudar o próximo. Agradeço também ao padre Felipe pela sua homília que foi uma expressão do que vive hoje o Conselho Metropolitano na busca de levar não só o bem material, mais o anuncio do Pão da Vida que é o próprio Jesus”.
Ao final da celebração o Padre fez a consagração e a bênção ao presidente Wellington e a nova presidente eleita Neusa Gomes, entregando a missão deles aos cuidados da Virgem Mãe da Piedade.
Nossa gratidão a todos e nos encontraremos em 2022, no dia 06 de agosto, na 51ª Romaria, para com a graça de Deus, sem restrição, nos reunimos todos juntos para louvar e agradecer a Deus pelas graças alcançadas.