500 anos da Reforma Protestante
Vamos entender um pouco o que foi a Reforma Protestante e o porque ela é comemorada?
Ontem, dia 31/10/2017, o evento completou 500 anos e hoje ele é considerado um dos fundadores da história moderna.
Tudo começou na Alemanha, no século XVI, por Martinho Lutero. No fim da Idade Média, a Igreja Católica tinha grande influência política e social. Logo se tornou uma potência financeira e muitas vezes, cargos eclesiásticos eram disputados pela aristocracia e viravam moeda de troca política…
Naquela época, a Igreja Católica sustentava a ideia de que apenas o Clero poderia interpretar a Bíblia corretamente. Então, praticava a venda pública de indulgências, fazendo os fiéis acreditarem que se entregassem seus bens ao Clero ou se comprassem um pergaminho, seus pecados seriam perdoados. Era quase como comprar um lugar no céu.
Foi aí então que Martinho Lutero decidiu se posicionar a respeito e expressar sua opinião que ia totalmente contra à forma em que essas condições eram colocadas aos fiéis. O monge alemão, se uniu a outros pensadores da Europa e denunciou os abusos que vinham acontecendo pela Igreja, à qual ele também pertencia. Usou da tecnologia e da imprensa para multiplicar seus escritos, fazendo-os percorrer por toda parte da Alemanha e do mundo. Colou no dia 31 de outubro de 1517, em uma porta na entrada da Igreja do castelo de Wittenberg (vilarejo alemão onde a história de desenrolou), 95 teses que criticavam fortemente a venda de indulgências pela Igreja Católica. Entre elas, Lutero afirmava que os religiosos que vendiam perdão, estavam pregando “doutrinas humanas que dizem que assim que o dinheiro entra no cofre a alma sai voando do purgatório” e atacava também as riquezas acumuladas pelo Vaticano: “Os verdadeiros tesouro da Igreja, de onde o papa distribui indulgências, não são suficientemente discutidos ou conhecidos pelo povo de Cristo”. Ele então traduziu a Bíblia para o alemão e conseguiu extinguir as missas celebradas em latim, para que as pessoas conseguissem entender o que os pregadores estavam dizendo.
No entendimento do monge, é Deus que torna um homem bom ou justo, e a salvação só existe com uma experiência pura de fé em Cristo. Os reformadores, acima de tudo, queriam “sola escriptura”, ou seja, fidelidade absoluta ao que dizem os evangelhos. Foi por isso, que começaram a ser chamados de evangélicos ou protestantes.
Com todos estes acontecimentos e com o protesto de Lutero, a Igreja Católica sentiu o golpe e perdeu muitos fiéis. Durante algum tempo, protestantes foram perseguidos e alguns anos depois, aconteceu uma guerra pela Europa; de um lado nações católicas, de outro, protestantes. A reação do Vaticano, veio no Concílio do Trento, em 1545; em uma tentativa católica de recuperar os fiéis perdidos. Foi a conhecida, Contrarreforma.
Em 31 de outubro de 1517, a venda de perdão e de indulgências, foi proibida pelo Vaticano. Deste então, até os dias atuais, a Bíblia vem sendo interpretada de maneira individual pelos fiéis e cada pessoa opta pelo caminho que acha adequado e se sente bem. Atualmente, notamos um movimento de reaproximação entre católicos e protestantes e entendemos que o importante é fazer o bem.
Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2017/10/os-500-anos-da-reforma-protestante
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/alemanha-lembra-os-500-anos-da-reforma-protestante.html
https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/500-anos-da-reforma-protestante-veja-mitos-legados-e-fatos-essenciais-que-podem-cair-no-enem-e-nos-vestibulares.ghtml
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/10/fieis-de-todo-mundo-celebram-terca-31-500-anos-da-reforma-protestante.html
https://istoe.com.br/alemanha-celebra-com-feriado-os-500-anos-da-reforma-protestante/
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/historia-500-anos-da-reforma-protestante-entenda-seu-contexto-e-desdobramentos.html
500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE – 31 de outubro de 1517 – 2017