49ª Romaria em Aparecida: um evento que moveu fé e devoção
No último final de semana (05, 06 e 07) aconteceu a 49ª Romaria em Aparecida (SP), o maior evento Vicentino no Brasil e do mundo, que reuniu milhares de confrades e consócias de toda região do país. O evento contou com diversas programações e atividades para os vicentinos de todas as idades.
Na sexta-feira, iniciou a Romaria no espaço recém-inaugurado Caminho do Rosário, um espaço que consagra a história de Nossa Senhora. Confrades e consócias iniciaram com o Terço Vicentino e em cada mistério refletiram sobre as cinco virtudes de São Vicente de Paulo: Mansidão, Simplicidade, Zelo, Mortificação e Humildade.
O Terço no Caminho do Rosário é a nova atividade na programação da Romaria. A coordenadora nacional da festa e consócia, Elisabete Castro, conta que esta atividade foi criada para que os Vicentinos se preparassem espiritualmente para o final de semana do evento que é cheio de bençãos e alegrias.
No sábado, o destaque foram as crianças e os jovens, que animaram por meio de danças e músicas homenageando Nossa Senhora, São Vicente e o beato Ozanam. Uma das atrações da tarde foi a apresentação da Consócia Laura Kaori, do Paraná. Ela é vicentina e integrou o elenco de participantes do The Voice Kids neste ano. “Esta foi uma tarde inesquecível, quando nossos pequenos mostraram o quão são talentosos e que, graças a Deus, todos esses talentos estão a serviço da SSVP”, avalia a consócia Maria do Céu, coordenadora nacional de CCA da SSVP.
A Comissão Nacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNJ/SSVP), inovou com o Festival Cultura de Ozanam. Com um show inesquecível de adoração e celebração, a banda Ozanam se apresentou com músicas inéditas e fez a festa junto com o público presente. O destaque foi o ostensório com o Santíssimo Sacramento quando adentrou no local emocionando os vicentinos, que se colocaram em adoração.
No domingo de manhã, último dia do evento, foi realizado uma homenagem ao beato Antônio Frederico Ozanam, fundador da SSVP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Os vicentinos leram um termo em que solidifica a confirmação com a disposição para o serviço prestado aos Pobres, entregando mais que alimentos, mas conquistando pela promoção social deles.
O encerramento da 49ª Romaria foi na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Confrades e consócias de todo o país lotaram o templo religioso, onde tiveram a oportunidade de participar da Santa Missa, presidida por Dom José Carlos Chacorowski, bispo da Diocese de Caraguatatuba. Ele empoderou os trabalhos dos vicentinos que atuam delicadamente servindo aos Pobres assistidos pelas Conferências.
Com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, Dom José Carlos pediu que os vicentinos estejam engajados em projetos e ações de Políticas Públicas em favor dos mais pobres. No final, ele fez um pedido especial aos membros da SSVP. “Espalhem pelo mundo o cheiro da caridade”.
Os Confrades e as consócias já estão entusiasmados e já se prepararem para a 50ª edição da festa, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2020.
“A Romaria não termina com a Missa; uma Romaria nos alimenta e nos impulsiona para o serviço semanal junto aos Pobres, nos impulsiona na Caridade e na Missão para servirmos com amor e dedicação aos nossos ‘Mestres e Senhores’ o ano todo” – explica o presidente nacional da SSVP, confrade Cristian Reis da Luz.
Por: Mariane Magalhães | Decom SSVP CMBH
*Com informações do portal SSVP Brasil
eu gostei muito vou a anos já, porem creio q nos anos anteriores os eventos como de babado a noite eram bem mais animado, teatro musica apresentacao
lindo ato da ssvp!
todos os anos cada vez surpreendendo mais e mais.
parabéns a escritora, matéria ficou incrível ! s2