3º Seminário do CMBH aborda o tema “Liderança” e foi um sucesso
O último sábado (16) foi marcado por mais um momento especial de formação para os vicentinos. Presidentes dos Conselhos Centrais, Particulares e de Conferências, além de coordenadores de CCA, Comissão de Jovens e Ecafo, participaram do 3º Seminário do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte. Além de orientar os confrades e consócias sobre o tema “Liderança”, o Seminário também foi um momento de avaliação dos trabalhos dos Conselhos e Conferências e também da diretoria do CMBH.
Os participantes chegaram cedo ao Centro de Formação Vicentina para vivenciar mais um dia de aprendizado na caminhada vicentina. O Seminário foi aberto com a palestra do presidente do CMBH, cfd. Ronan Francisco. Em sua fala ele destacou a liderança de cada vicentino e também de suas responsabilidades, seja dentro de sua conferência como também em ajuda aos mais necessitados. Ele também abriu a palavra para os participantes para que falassem em liderança, não apenas dentro da SSVP, mas sim em toda a Igreja Católica.
Logo após a palestra, começaram os trabalhos e as dinâmicas. Os Conselhos Centrais se reuniram para listar as dificuldades e também o que está dando certo em seus trabalhos. Em seguida houve a apresentação de cada CC.
No Seminário também foi apresentado o Proefo (Programa Educacional Frederico Ozanam). O projeto foi idealizado pela Comissão de Jovens e recebeu um grande incentivo dos participantes presentes no momento.
Após o almoço, os participantes foram divididos em três grupos para participarem de três dinâmicas/palestras diferentes. Os confrades Gustavo Correia (Decom/CMBH); Alberto Pires (1º Vice-Presidente/CMBH) e José Marcos Ramos (Tesoureiro e Dep. Missionário/CMBH) foram os palestrantes.
O cfd. Gustavo abordou o tema “Mudança de Estrutura”. Junto aos demais participantes, ele propôs que dois participantes fizessem um bolo na frente dos demais. Depois ele fez uma reflexão sobre os métodos utilizados e o que deveria ter sido feito diferente. Na reflexão, ele falou sobre a mudança de estrutura que deve ser necessária dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo.
O cfd. José Marcos deu uma palestra sobre a “Amizade na SSVP e entre hierarquias”, tema proposto para reflexão na Revista Vicentina Adoremos, edição 1005. A ideia da palestra era a de mostrar que todos que vivenciam a SSVP devem ser amigos, pois, apenas desta forma, cada unidade ajuda a outra. Para que as hierarquias funcionem deve haver uma relação de amizade.
Na outra palestra, o cfd. Alberto realizou uma dinâmica sobre o trabalho de equipe e também a liderança, tema proposto para o 3° Seminário. Após quebrar um vaso, ele propôs que os participantes reconstruíssem o vaso, mostrando o trabalho de equipe e também a liderança de uns para que a reconstrução pudesse ser feita de forma correta.
A Santa Missa celebrada pelo Assessor Espiritual do CMBH, Pe. Juarez fechou o 3º Seminário do CMBH. Entre os confrades e consócias, a sensação foi de ter aprendido muito com o momento proposto pelo Conselho Metropolitano de Belo Horizonte. O presidente do CMBH, cfd. Ronan Francisco agradeceu a todos os presentes e espera que outros seminários possam acontecer sempre com a mesma riqueza e ensinamentos necessários para a caminhada vicentina.
Confira as fotos do 3º Seminário do CMBH em nosso FLICKR.