26 de abril de 1500: a primeira Missa realizada em solo brasileiro
Em 26 de abril de 1500, foi realizada a primeira Missa em solo brasileiro, que foi presidida pelo Frei Henrique de Coimbra, que viajava com a delegação que havia navegado com a comitiva de Cabral em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, no Sul da Bahia. A missa, como se sabe, é o costume de maior importância para os Católicos, e sua prática no novo país tinha uma importância típica sem igual. Sabemos como foi a realização dessa missa, através da Carta de Pero Vaz de Caminha. Essa carta mostra o comportamento dos nativos diante do rito cristão:
“Enquanto assistíamos à missa e à pregação, folgava na praia um grupo de gente […] com seus arcos e setas. E olhando-nos, sentaram-se. Depois de acabada a missa, quando estávamos sentados ouvindo a pregação, muitos deles levantaram-se e começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo. Alguns deles se metiam em jangadas – duas ou três que lá tinham – as quais não são feitas como as que eu já vi: somente são três traves, atadas entre si. E neles subiam quatro ou cinco, ou só quem quisessem, não se afastando quase nada da terra, indo só onde dava pé.”
Além disso, o evento da primeira missa no Brasil ressalta a importância do Cristianismo no Brasil, por ser um país Laico, mas a religião que predomina é o Cristianismo. Com isso, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) conquistou mais seguidores com o proposito de São Vicente e do Beato Ozanam: dar prioridade e assistência ao Pobre.
Por: Mariane Magalhães | DECOM CMBH