102 anos de Adoremos!
Cento e dois anos, mais especificamente 37.256 dias. Fazendo os cálculos exatos são mais de três bilhões de segundos de existência de um dos maiores veículos de comunicação vicentina: a Revista Vicentina Adoremos.
Tudo começou em setembro de 1914, quando o confrade Joaquim Furtado de Menezes, em Ouro Preto-MG, fundou o “Folhetim Adoremos”. Quando o confrade mudou-se para Belo Horizonte, a força do Folhetim aumentou, gerando maior visibilidade ao veículo. Em 1967, houve a grande mudança. Aquele que era apenas um “Folhetim” tornou-se uma Revista. A partir deste ano começou a ser produzida a Revista Vicentina Adoremos.
A Adoremos, como é carinhosamente chamada pelos leitores, teve que se adaptar as crescentes mudanças do mundo. Décadas após décadas. Durante este 102 anos, diversas notícias da Igreja Católica e também do “mundo vicentino” esteve presentes nas páginas desta publicação.
Nos últimos anos, na tentativa de consolidar como uma das grandes publicações católicas, a Revista Vicentina Adoremos também começou a produção de matérias de interesses da sociedade e de grande apelo público, como as matérias sobre as Comunicação Sociais (nº 1000), os atentados contra os homens e a natureza (nº1002), os Catadores de Lixo (edição nº 1004) e sobre a Doação de Sangue (nº 1007).
A Revista Vicentina Adoremos (RVA) não é apenas o órgão oficial de comunicação do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte. Hoje, neste ano de 2016 e nestes seus 102 anos, a RVA é a Revista dos Vicentinos. É Ela que, em cada página das mais de 1000 publicações já feitas, traz consigo o orgulho, a vontade e, acima de tudo, o amor aos mais pobres. Amor este que foi mostrado por Vicente de Paulo, seguido pelo Beato Ozanam e hoje vivenciado por nós.
Estes 102 anos é mais um capítulo na riquíssima história centenária da RVA, mas não é o último. Ainda tem muito para evoluir, melhorar e continuar representando, jornalisticamente, todo o Espírito Vicentino.
Depoimentos sobre os 102 anos da RVA
Falar sobre a Revista Adoremos é uma alegria pra mim, pois acompanho a caminhada desta prestigiosa publicação há muitos anos, desde os tempos em que o confrade Júlio César, nos anos 1990, era o diretor. Durante muito tempo tive o privilégio de ser colaborador assíduo da coluna “Crônicas Vicentinas”, o que muito me honrou. A revista, além de possuir uma tremenda qualidade editorial, também vem se aperfeiçoando com novidades gráficas e visuais, deixando a leitura mais agradável e fácil. Desejo aos responsáveis pela revista meus sinceros parabéns pela continuidade desta obra, algo muito difícil nos tempos atuais em que a mídia vem sofrendo grandes modificações tendo em vista os avanços tecnológicos. Abraços em todos.
Cfd. Renato Lima – Presidente do Conselho Geral Internacional
A Adoremos completa 102 anos. Quantos por ela trabalharam e trabalham? Cada um a seu tempo dedicou-se pela difusão dos valores evangélicos e do bem, da justiça social, do amor e até mesmo ela é a voz dos que não tem. A Revista Adoremos só é o que é hoje graças ao empenho de todos os vicentinos, e não apenas de um grupo isolado que detém informações. É uma alegria imensa fazer parte desta história!
Cfd. Gustavo Correia – DECOM/CMBH
Fazer parte de mais um aniversário da Revista Vicentina Adoremos é um orgulho enorme para mim. Estes 102 anos da RVA representa muito. Nós fazemos todas essas publicações pensando nos confrades e consócias. Então, irmãos e irmãs: ADOREMOS!
Csc. Gabrielle Oliveira – DECOM/CMBH
Comemorar mais um ano da Revista Vicentina Adoremos é um prazer enorme. Trabalhar mais uma vez em uma edição especial de aniversário desta centenária publicação, é mais uma história sensacional na minha vida. Foi na RVA que conheci e me apaixonei pela Espiritualidade Vicentina. Também foi nela que vivi vários momentos marcantes, como entrevistas, testemunhos etc. Estar nesta equipe que, a cada dia que passa busca a melhoria, é gratificante. Parabéns Revista Vicentina Adoremos pelos seus 102 anos!
Vinícius Toscano – Jornalista – DECOM/CMBH
A Revista Vicentina Adoremos está comemorando 102 anos. E eu, comemorando um ano de trabalho na RVA. Nesse período tive o prazer de conhecer de perto os vicentinos: gente solidária, espirituosa e do bem. Diagramar a revista é minha forma de contribuir com a causa da SSVP. Por isso cada edição é única, especial e feita com muito carinho.
Fernando Moura – Designer/Diagramador da RVA
Ao completar seus 102 anos a Revista Vicentina Adoremos permanece com um visual novo e atrativo e com uma equipe comprometida em levar a todos informação com muita qualidade. É muito importante que nós, Confrades e Consócias, interessemos mais em ler e divulgar este tão importante veículo de comunicação. Vamos valorizar o que é nosso e que faz parte da nossa história. É uma alegria fazer parte desta equipe Jovem que não mede esforços para melhorar sempre. Parabéns a todos por mais um ano de caminhada.
Cfd. Luiz Gregório – Denor/CMBH e Revisor da RVA
Meu apreço não tem preço. A minha paixão pela nossa querida Revista Vicentina “ADOREMOS” vem de longe. É através dela que eu sempre tenho as informações básicas sobre a SSVP. Além dos textos que me ajudam na minha formação, é onde eu encontro o fazer da SSVP.
Cfd. José Marcos Ramos – Tesoureiro do CMBH e colunista da Adoremos
Meus Parabéns para essa grande ferramenta de comunicação da SSVP no ambito do CMBH,que Deus continue abençoando e dando Sabedoria e Perseverança para todos que trabalham nessa empreitada.