Nossos benfeitores
“Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus, ama quem dá com alegria. Deus pode enriquecer vocês com toda espécie de graças, para que tenham sempre o necessário em tudo e ainda fique sobrando alguma coisa para poderem colaborar em qualquer boa obra, conforme diz a Escritura:” Ele distribuiu, deu aos Pobres; a sua justiça permanece para sempre”
2Cor. 9, 7-9
Que estes belíssimos trechos da Carta de São Paulo aos Coríntios nos sirvam de inspiração e incentivo para comemorarmos mais uma vez o dia do Subscritor em 04 de julho, instituído pelo Conselho Nacional do Brasil.
Contar com colaboradores dos Pobres no seio da Sociedade de São Vicente de Paulo é fundamental para que desenvolvamos nosso trabalho caritativo e ao mesmo tempo é dar oportunidade ao outro de também fazer Caridade por nosso intermédio. Quantas vezes não damos oportunidade ao outro de praticar a Caridade. São Vicente, nosso Patrono, fazia muito bem este trabalho de angariar fundos para suas obras e o que ele fazia deve nos servir de inspiração para que nós também busquemos pessoas em nossa comunidade ou mesmo fora dela para nos ajudar a desempenhar nossa missão de servidores dos mais necessitados.
No entanto, devemos lembrar sempre que nossos subscritores não devem ser procurados só quando vamos buscar a contribuição que eles nos oferecem, devemos ter para com eles uma atenção especial, principalmente com nossas orações e para isso a nossa Regra traz a belíssima oração pelos benfeitores que deve ser rezada em todos os nossos encontros, senão vejamos:
“Dignai-vos, piedosíssimo Jesus, conceder a Vossa graça aos benfeitores dos Pobres. Vós que fizestes promessas aos que praticassem em Vosso nome obras de misericórdia, cem por um e o reino do céu. Amém!”
Rezar por eles é muito gratificante, mas vamos também prestar-lhe homenagens quando de seu aniversário mandando um cartão ou oferecendo uma assinatura de nossa Revista, comemorando o seu dia com uma Missa convidando-o a participar da mesma, não nos esquecendo de falar que temos um dia dedicado especialmente para eles. E mais, no final do ano ao fazemos um balanço de tudo, enviemos um cartão de felicitações agradecendo toda a ajuda que nos foi oferecida, a qual foi de fundamental importância no trabalho social que desenvolvemos. Pensemos nisto.
Para nossa reflexão, encerro tomando emprestado uma estrofe da música “Anjos de uma asa só” do cantor Luan Soreu.
“Somos anjos de uma só asa
E voamos quando estamos juntos
Quando estamos em comunhão.“
Confrade Luiz Gregório da Silva
Conferência de São Raimundo Nonato; CP Sagrada Face de Jesus
C.C Imaculada Conceição de Venda Nova
Esse texto também foi publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição de julho/agosto.