Mais de 40 mil vicentinos participam da 53ª Romaria Vicentina a Aparecida

Mais de 40 mil vicentinos de todo o Brasil reunidos em fé e devoção transformaram Aparecida em um imenso cenário de amor ao próximo durante a 53ª Romaria Vicentina, realizada de 28 a 30 de março. Em cada olhar emocionado, em cada prece ressoava o compromisso com a caridade e a missão de servir. Foi um encontro de almas, onde corações pulsavam em sintonia, fortalecendo a caminhada vicentina e renovando a esperança de um mundo mais justo e fraterno.
Com o tema “Ser Vicentino – Vieste me ver ou vieste me visitar!”, a Romaria trouxe uma reflexão aos vicentinos sobre a vocação e a sua principal prática, que é a visita domiciliar. A edição contou ainda com uma parceira com os padres da Congregação da Missão, comemorando o Jubileu de 400 anos da Congregação.
Terço
O evento teve uma abertura emocionante na sexta-feira, dia 28, com o tradicional Terço no Caminho do Rosário, reunindo uma verdadeira multidão de devotos tomados pela fé e pela gratidão. Organizado pela Família Vicentina (FAMVIN), o momento foi ainda mais especial com uma bela homenagem aos sete fundadores e figuras marcantes da FAMVIN. Durante as orações dos cinco Mistérios Dolorosos, os participantes, em um gesto de profunda reverência, usavam máscaras representando nomes como Ozanam e Rosalie Rendu, conectando passado e presente em um só clamor de devoção.
Via Sacra
Na manhã de sábado, milhares de vicentinos dos quatro cantos do país tomaram conta do Morro do Cruzeiro. Música, oração, reflexão! Um momento de espiritualidade ímpar e de renovação do carisma vicentino. Não era raro olhar para o lado e se deparar com pessoas extremamente emocionadas, chorando e orando. O número de pessoas era tão grande que, aos primeiros participantes chegarem ao topo do Morro, ainda tinha pessoas no início da subida. Em uma de unidade e comunhão entre os fiéis, e à união com Cristo, vários pães foram divididos e entregues aos fiéis que estavam participando do evento.
Show de talentos
As crianças e adolescentes das CCAs do Brasil tocaram os corações de todos no emocionante Show de Talentos. No palco do Centro de Eventos, 25 grupos – somando 267 pequenos talentos – encantaram o público com apresentações de dança, encenações musicais, músicas e o animado desafio CCA Se Vira nos 53 segundos. Cada apresentação transbordava fé e determinação, deixando claro que o futuro da SSVP está não apenas garantido, mas repleto de amor e esperança.
A música vencedora do Concurso Cultural para a Música do Show de Talentos foi apresentada pelos compositores e cantores Consócia Mariana Gonçalves de Oliveira, de 16 anos, e Confrade Miguel de Sousa Dalsass, de 14, da Conferência Santa Jacinta Marto, em Presidente Prudente/SP.
Festival Ozanam
Os jovens mais uma vez brilharam no Festival Ozanam, que veio com um formato especial e trouxe o show da Banda Jó 22. O Centro de Eventos se encheu de energia, tomado por uma juventude vibrante e participativa, que cantou e dançou, celebrando sua fé e missão vicentina. Em um gesto cheio de significado, a Comissão Nacional de Jovens distribuiu saquinhos com sementes de girassol, convidando cada um a plantá-las em casa, como um sinal de esperança e renovação. Além disso, o evento permitiu que os jovens visitassem os estandes das sete regiões, fortalecendo os laços de união.
Festa Regulamentar
No domingo, as atividades começaram com a Festa Regulamentar. O Centro de Eventos ficou tomado por vicentinos, tendo a sua capacidade máxima lotada. Momentos de espiritualidade, descontração, música com a Banda Beah, dança e teatro pelas CCAs, aprendizado e muita, muita emoção!
O Padre Cleber Fábio Oliveira Teodósio, falou sobre os 400 anos da Congregação da Missão, o 2º Vice-Presidente do CNB, Confrade Jean Morais de Araújo, discorreu sobre o tema o Ano Temático “Conferências a essência do trabalho da SSVP” e a Consócia Dayse Hespanhol, do CM de Governador Valadares/MG, trouxe o tema da Romaria.
Nessa Romaria, os Vicentinos se reuniram ainda em torno de um chamado especial, marcando o Jubileu da Igreja: viver como peregrinos de esperança. A trajetória vicentina, marcada pela caridade e dedicação ao próximo, convidou os presentes a refletir sobre o significado profundo da nossa missão dentro da Igreja. Para marcar o momento, toda a Diretoria do CNB entrou vestida com uma camiseta especial verde, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e alguns símbolos do Ano Jubilar.
Num momento mágico, as lanternas dos celulares dos presentes foram acesas, iluminando o Centro de Eventos para a chegada do Exército de Maria das CCAs. O batalhão de crianças fez a marcha para a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e sua coroação!
Santa Missa
Depois da Festa Regulamentar, veio a Santa Missa, celebrada pelo Bispo de Caraguatatuba/SP, Dom José Carlos Chcorowski, da Congregação da Missão, com a presença de padres e diáconos da Congregação. Mais uma vez a emoção tomou conta dos vicentinos.
Ao final, a Presidente do Conselho Nacional de Portugal, Consócia Fernanda Capitão, entregou ao CNB uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi abençoada e que irá percorrer todos os CMs a partir de maio.
Além da Presidente de Portugal, os Conselhos Nacionais da Bolívia e do Panamá estiveram representados pelas Presidentes, Consócias Erika Patiño e Inês Barés, respectivamente, e o CGI, pelo Confrade Sebastião Ribeiro, Vice-Presidente Territorial.
Avaliação
Para a Vice-Presidente do CNB e Coordenadora da Comissão da Romaria, Consócia Elisabete Castro, a Romaria mostrou mais uma vez, não só a devoção à Mãe, mas a entrega dos vicentinos. “Em cada momento da Romaria, desde o Terço no Caminho do Rosário até a Festa Regulamentar, sentimos que estamos cumprindo nossa missão com um coração vibrante de fé. Os nossos romeiros tornaram este evento não apenas uma celebração de nossa missão, mas um verdadeiro renascimento de nossa fé e esperança”, afirma.
O Presidente do CNB, Confrade Márcio José da Silva, destacou a importância da edição. “Refletir sobre a 53ª Romaria me enche de um sentimento profundo de gratidão, de fé e, sobretudo, de esperança. Ver mais de 40 mil vicentinos reunidos em Aparecida, de todas as partes do Brasil, foi uma experiência que transcende palavras. Cada olhar, cada gesto, cada oração… todos eles estavam imbuídos de um só espírito: o espírito da caridade, do compromisso com o próximo e da missão que nos move enquanto vicentinos. Sentir essa energia, essa união de corações, me lembra constantemente o que somos: uma verdadeira família, comprometida com a transformação do mundo por meio do amor e da devoção”, avalia.
Próxima edição
A 54ª Romaria Vicentina já tem data definida! Anote na sua agenda e venha participar conosco dessa vivência inesquecível na Casa da Mãe: de 20 a 22 de março de 2026! Esperamos você!