François Lallier

François Lallier 

François Lallier (1814-1886)

Lallier nasceu em 22 de junho de 1814, em Borgonha (no centro-leste da França).

Conheceu Ozanam na faculdade de Direito e continuou sendo, até sua morte, “um de seus amigos mais próximos”. Ozanam o escolheu como padrinho de Marie, filha de Ozanam.

Foi um dos participantes mais entusiasmado, nos debates das Conferências de histórias. Participou ativamente nas diferentes etapas da fundação da Sociedade: com Bailly, no início, e logo depois com o Arcebispo de Paris. Em 1835 Bailly confiou-lhe a formulação dos Artigos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo. Fo um excelente advogado reconhecido pelo uso adequado do idioma e se dedicou entusiasticamente ao dito trabalho. Em 1837 foi eleito Secretário Geral da Sociedade e firmou comunicados que foram uma parte importante da tradição Vicentina.

Em 1839, depois de deixar o Conselho Geral, casou-se e retornou a viver em sua cidade natal. Ali trabalhou como magistrado. Em 1879, alguns anos antes da celebração do Jubileu de Ouro da Sociedade, o Presidente Geral Baudon encarregou-se de escrever uma resenha sobre as origens da Sociedade. Lallier levou a cabo este trabalho, apresentado um esboço inicial aos outros membros fundadores, ainda com vida: Le Taillandier, Lamache e Devaux. Com sua colaboração surgiu uma obra 1882, sob o título: “ Origens da Sociedade de São Vicente de Paulo, de acordo as Memórias de seus Primeiros Membros”.
Francois Lallier morreu em 23 dezembro de 1886, em Sens.


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.