Abrigo Frei Otto

FREI OTON ABRIGO

  • ENDEREÇO: Rua Rui Barbosa, n° 299, Bairro Santa Mônica
  • CEP: 31525-130, Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • E-MAIL: freiotto@gmail.com
  • TELEFONE: 3450-2757
  • ABRANGÊNCIA: Município de Belo Horizonte/MG.
  • PRESIDENTE: Deize Maria de Almeida Santos  Tel: 9 9855-4479

a) FINALIDADES ESTATUTÁRIAS;

Artigo 1º – O Abrigo Frei Otto da Sociedade de São Vicente de Paulo é uma Instituição de Longa Permanência de Idosos, Obra Unida da Sociedade de São Vicente de Paulo, é uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, para fins não econômicos, caritativa e de assistência social, de duração por tempo indeterminado, com personalidade jurídica distinta dos seus membros.

Artigo 3º – O Abrigo Frei Otto tem por finalidade a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, visando especificamente:

  1. manter estabelecimento destinado a abrigar pessoas idosas de ambos os sexos, em condições de saúde física e mental;
  2. proporcionar assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, visando à preservação de sua saúde física e mental; e,

administração dos imóveis, móveis, máquinas e veículos, equipamentos e materiais que lhes sejam destinados pela SSVP ou por terceiros; em função dos idosos residentes.

Parágrafo Único: O Abrigo Frei Otto prestará assistência gratuita aos reconhecidamente pobres, de acordo com suas possibilidades e o estabelecido na legislação em vigor.

b) OBJETIVOS;

O Abrigo Frei Otto da Sociedade de São Vicente de Paulo tem como objetivo, a prestação de Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade na forma de Acolhimento Institucional a idosos de ambos os sexos com idade superior a 60 anos, com vínculo familiar fragilizado ou ausente, de forma gratuita, continuada e planejada, que é prestada a usuários em situação de vulnerabilidade e risco social da cidade de Belo Horizonte.


  • CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 20 Idosos.
  • NECESSIDADES: O Abrigo atualmente se encontra com uma grande necessidade em relação a Fraldas Geriátricas, materiais de higiene pessoal, luvas de procedimentos, álcool gel,Alimentos Não perecíveis.

 

ATIVIDADES PREVISTAS 2016

ENCONTRO GRUPAL – GRUPO OPERATIVO; desenvolvido pelaPsicóloga e Assistente Social do Abrigo Frei Otto, onde a proposta é de executar atividades com os idosos através de jogos e dinâmicas variadas e interações diversas, visando ativar e trabalhar a memória, cognição, criatividade, atenção, informação, coordenação e resgatar sua individualidade e história de vida, diante disso, estima-se que as ações serão aplicadas uma vez por semana, com previsão de duração de 1h. O projeto tem como objetivo minimizar os diversos problemas neurológicos ligados à senilidade como DA (Doença de Alzheimer), demência senil, depressão, resgatando sua história de vida, dentre outros.

Programa Vida Ativa; é um programa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que mantém parceria com instituições de longa permanência para idosos, onde tem como proposta a integração social e melhoria da qualidade de vida por meio da convivência e da prática de atividades físicas e de lazer. As atividades acontecem duas vezes por semana, mais precisamente às terças e sextas- feiras, totalizando uma carga horária de 2hs.

 Oficina de Artesanato; a atividade é realizada por uma voluntária, onde são desenvolvidos artesanatos com pintura em madeira, panos de prato e toalhas de rosto confecção de caixinhas, flores artesanais, entre outros trabalhos manuais, promovendo uma interação entre os idosos, despertando a criatividade, memória e coordenação motora. A oficina é executada uma vez por semana, com duração de 2 h. em cada encontro.

Fisioterapia; o programa de fisioterapia existente na instituição é advindo de uma parceria com profissionais do PSF – Programa de Saúde da Família da região de abrangência do abrigo. A equipe é formada por um educador físico e um fisioterapeuta, que acompanharão os idosos da instituição por duas vezes na semana, com duração de 1h30min. As ações propostas tem como finalidade a promoção do desempenho da coordenação motora de forma individual e coletiva, a interação e fortalecimento de vínculos, atividade física específica, dependendo da necessidade do idoso, entre outros.

Projeto Cine Pipoca; é um projeto realizado por um grupo de voluntárias do Banco do Brasil, onde são exibidos filmes previamente selecionados e/ou que se aproximem do interesse idosos. Ainda, é também viabilizado pelas voluntárias todo o equipamento necessário para a execução do projeto, ou seja, projetor multimídia, aparelhagem de som e DVD, além de garantir a atividade confortavelmente no próprio ambiente em que residem. O projeto tem como finalidade promover e fortalecer a cultura, entretenimento, socialização entre os idosos, de forma prazerosa e divertida. A atividade acontecerá uma vez por mês e o tempo de exibição previsto é de cerca de 02h00min.