Auguste Le Taillandier

Auguste Le Taillandier (1811-1886)

Le Taillandier nasceu em Rouen (Normandia, noroeste da França), Pertenceu a uma família de comerciantes, que viveu na região desde o século XVII. Ele e sua família se mudaram para Paris para que ele pudesse continuar seus estudos. Ali conheceu Ozanam, com quem fez amizade. Formou parte da conferência de História, praticamente com um testemunho silencioso, já que nunca participou das discussões que tanto cativavam seus amigos.

Em 1833, disse à Ozanam que ele pensava que argumentos retóricos não lhes conduziam a nenhum lugar e que seria melhor se unirem a alguma obra de caridade em vez de discussões sobre história, literatura e filosofia.

Le Taillandier participou ativamente da primeira Conferência de Caridade, além de outras obras de caridade, tais como, oferecendo instrução religiosa à aprendizes e fazendo visitas a presos no cárcere ou a ex presidiários.  

Logo retornou a sua cidade de origem e se casou. Em Rouen, chegou a ser o diretor regional de uma das companhias de seguros mais antigas e prestigiosas da França. Fundou na sua cidade natal uma Conferência da qual foi um presidente muito popular aos olhos de seus irmãos. Como demonstração de gratidão ao seu presidente, os membros ofereceram como presente, na igreja de San Godard em Rouen, um vitral numa janela, no qual via-se o seu retrato. Auguste Le Taillandier foi muito querido por seus concidadãos e lhe ofereceram muitos títulos honoríficos. Dedicou seus últimos dias a sua família, à educação de seus cinco filhos, a seus amigos, à Conferência e a seu jardim.
Auguste morreu em sua cidade natal em 23 de março de 1886.